uma fotografia que me inspira

19Aug09

candycigarette

dezenas de fotos me inspiram diariamente, como vocês podem perceber por aqui. é difícil escolher apenas uma. mas, hoje, fico com “candy cigarette”, de sally mann. porque adoro esse poder que uma foto tem que provocar impacto. e uma criança segurando um cigarro, mesmo que de açúcar ou chocolate, com cara de poucos amigos e nenhuma brincadeira, se encaixa nessa categoria. e o olhar da filha de sally é algo que eu quero aprender a capturar um dia.

e sabe porque hoje eu escolhi essa foto? porque hoje, 19 de agosto, é o dia mundial da fotografia. e o pessoal do foto na parede convidou alguns blogs para uma promoção. funciona assim: você deixa um comentário dizendo qual é a foto que mais inspira você e porquê. entre hoje e sexta, vocês podem comentar. aí eu escolho a melhor resposta, que vai ganhar a foto “unknown worlds”, de victor bonomi, no tamanho 20×30 cm. o resultado será divulgado no dia 25 de agosto.

legal, né? se animem aí nos comentários!  =)

vários blogs legais participam da promoção. confiram:

Imagem Papel e Fúria

Fotografando

Olha, vê

Bem legaus

Lente Aberta

Daniel Mituso

Porta de Geladeira

Grupo de Foto

Brincando de Casinha

Laranja é a cor do vestido dela

Pólo de Fotografia

FotoColagem

Complete a frase

Pólo de Fotografia

Bruna Prado

Nossa Parede



18 Responses to “uma fotografia que me inspira”

  1. A que me inspira:

    Do Joseph Szabo, fotógrafo americano.

    Não sei dizer porquê me inspira. Na real, ela me paralisa.

  2. 2 sérgio

    essa daqui: http://www.flickr.com/photos/soutofernandes/2936231452/
    porque o cara não ta nem aí para alcançar a lua, ou ir mais alto. Ele só quer compartilhar o mesmo espaço com ela. Espaço em que o muito alto ou o muito baixo pode ser perigoso para a maioria, mas pra ele simplesmente não é.

  3. Linda a foto!

  4. vou te mostrar duas porque sei que amigos e parentes não podem participar desses concursos (!!!).

    uma é essa http://ffffound.com/image/e0d11087b9cdc5990e69f4d1f40480a3bb07323e?c=3361935
    retrato de um amor do nosso tempo que mostra relação bem sucedida entre duas pessoas que trabalham muuuuito, e que precisa envolver admiração, companheirismo, ajuda mútua (suporte) e agenda super conversada – mas que ainda assim vence. me faz pensar que não é tão raro, muito menos impossível.

    outra é essa http://ffffound.com/image/e0d11087b9cdc5990e69f4d1f40480a3bb07323e?c=3361935
    é dos bastidores do filminho que ela fez pra dior, tempos atrás. ela tá no topo do mundo (profissional dela) e ainda assim tá bem no chão. em volta de vestidos de sonhos, de cores coloridas, de litros de tecidos ricos e volumes e extravagâncias, mas de jeans, camisa confotável, teninhos. sem afetação, sem nada que não precisa ter. ela já tem tudo.

    AMEI isso!!!

  5. Essa foto mexe comigo: http://www.masters-of-photography.com/S/salgado/salgado_ethiopia_full.html

    Sebastião Salgado consegue capturar um momento qe nos faz pensar o que estaria passando pela cabeça dessa mãe…um olhar desiludido…um filho no mundo sem esperança…tantas são as suposições…

  6. Essa: http://www.flickr.com/photos/penachi/2670945957/ que me faz lembrar que em algum momento meu pai irá…

  7. 7 lancelloti

    Dificil escolher UMA. Mas… a foto que mais me inspira é a da Twiggy, tirada pelo Avedon!

  8. O Jackson Eaton (jacksoneaton.com) fez um set belíssimo chamado Were Never Married, a intimidade crua dele com a mulher, Hasisi, também fotógrafa sul coreana (linda, por sinal). Uma das que eu mais gosto é essa: http://www.flickr.com/photos/acksonjay/488062452/ mas o set tem fotos fantásticas e super inspiradoras.

  9. impactante!

  10. 10 karinawac

    uma foto que me inspira mto é do Otto Stupakoff, chamada menina cigana http://porumamodamenosordinaria.files.wordpress.com/2009/04/08-otto-stupakoff.jpg
    gostaria de um dia, tirar fotos como essa!

  11. Na verdade vai todo um editorial de Lachapele para a Vogue http://www.lachapellestudio.com/editorial/italian-vogue_5/?ci=9

    Podeira colocar Otto ou Salgado aqui, mas Lachapelle me inspira, em particular com essas fotos, porque mostra que é possível ser comercial, inovador e fazer arte, para quem é fotógrafo profissional e trabalha com moda sabe das dificuldades de fazer isso. E fazer algo bem feito.

  12. uma que adoro, do Philippe Ramette:

    me leva a pensar em – basicamente – tudo. de como deve ser boa uma vida à parte do caos urbano, vida livre, descompromissada, tendo o oceano inteiro como lar e o céu como paisagem da varanda. da leveza do mar, o vento no rosto, enquanto ao lado outras tantas pessoas se matam pelo maior pedaço do bolo… eu gosto da vida numa metrópole, mas essa fotografia me faz morrer de satisfação, sempre e um pouco mais.

    ou, só pra neutralizar todo esse romantismo:
    http://br.olhares.com/inveja_foto20948.html
    ~

  13. http://www.flickr.com/photos/chronoscopia/3405265843/ <- Essa foto é muito massa, gosto de como dá pra imaginar situações e estórias dela. Essa faca, o olhar na foto, o papel de enrolar cigarros, as moedas… Mas ao mesmo tempo pode não ser nada, apenas uma composição bonita. hehehe

  14. http://www.flickr.com/photos/papaquijote/3203701811/
    todas as fotos dele são maravilhosas, e essa é misteriosa e o enquadramento é perfeito.

  15. essa foto do querido amigo motti: http://www.flickr.com/photos/motti/3311684850/
    amor efêmero, mas passa uma verdade tão tão grande.
    o sorriso da menina, o fundo desfocado… nada mais importa.
    o amor não precisa da eternidade pra deixar de ser frugal.

  16. Bresson mostrando todo o lirismo dentro do movimento.

  17. Jared + Maria

    ser amada por um homem de barba é bonito.


Leave a Reply

