fragmentos de sophie

15Jul09

IMG_2475

Tento fazer com que minha vida seja poética. Não é a minha vida que exponho, espero que seja uma obra de arte. Tudo o que eu conto aconteceu, mas não é verdade, não é minha vida. Mas aconteceu

Gosto de relações sem reciprocidade. (…) Não faço estudos sociológicos, espero ver a reação das pessoas

Faço o que eu faço pelo meu pai. Queria seduzi-lo

Sou uma artista, e não simplesmente uma mulher que sofre. Com as cartas, pensei no que poderia fazer para não ser apenas a vítima

Eu tenho medo do silêncio

Eu estava apaixonada por um homem que não gostava de mim. Isso acontece, vai… É melhor do que o contrário.

Usei o pretexto da arte para viver o que queria

Gosto muito que os términos aconteçam sozinhos

Eu não disse que não gostava de uma história de amor que não funcionasse. Apenas não mostro isso. Quando estou feliz com alguém, não tenho necessidade de colocar [a relação] de lado e mostrá-la para os outros… Mas estou muito feliz, obrigada

fragmentos de frases de Sophie Calle, durante palestra no Sesc Pompéia, no sábado passado

mais sobre a exposição “Cuide de Você”: http://www.sophiecalle.com.br/



One Response to “fragmentos de sophie”

  1. Ah, Dani, achei a ideia dela tão besta! De verdade. Por mim, ela pode dizer o que quiser, mas isso foi expor a vida dela sim. Ok, pode ser bacana tentar entender as reações das pessoas sobre a carta do Gregoire, mas isso é arte? Não sei, acho que não. E acho que estão fazendo o maior fuzuê por uma obra que não tem nada demais. Quando é que vamos ver algo realmente original em obras de arte? Essa história das cartas é meio sintomática, os artistas não têm mais originalidade nem para digerir e interpretar eles mesmos as coisas da vida!


Leave a Reply

