despertar de titânia
e, finalmente, descobri a origem da tendência “pessoas com cabeça de animais”! vocês, que achavam que se tratava de uma moda recente, explorada ao máximo em editoriais de moda modernosos ou em vernissages em galerias por aí afora, prestem atenção: nos anos 1700 já tinha gente fazendo isso! *
descobri na aula de história da arte o quadro “le revéil de titiana”, feito pelo suíço johann füssli (ou henry fuseli). mal acreditei quando vi um homenzarrão com uma cabeça de algo que parece um jumento. cercado de mulheres, anjos, fadas e outros seres um tanto sombrios. e ele lá, impávido, senhor da cena, adorado, um verdadeiro senhor da ocasião
adorei!
* provavelmente, bem antes disso, mas ainda não encontrei… e, talvez, o nome do quadro não seja exatamente esse, aí vocês me dizem =)
Filed under: arte, clap, djênio, expo, moda, tendêeentziamm | 2 Comments
Dani, esse quadro é uma cena do Shakespeare. Tá em “Sonho de uma Noite de Verão”, que é do fim do século 16 (1594 ou 1596). A Titânia, “queen of the fairies”, é vítima de uma sacanagem armada pelo Oberon, “marido” dela” -é enfeitiçada e, ao acordar, apaixona-se pelo primeiro ser que vê, que é o Bottom, esse cara com cabeça de burro. No fim, o feitiço é desfeito (é uma das tramas da peça) e todo mundo acaba feliz (é uma comédia).
Enfim, a tendência “pessoas com cabeças de animais” é ainda anterior. (= Pode ser até mais antiga, dependendo das fontes do Shakespeare. Beijo!
sonho de uma noite de verão!!!!
aiiii! a minha comédia favorita de shakespeare!
eu acho que o moço acima tá certo. a gente tem a coisa é ir procurar nos mitos antigos. porque veja, ja nos mitos gregos encontramos os centauros. deve teve ter alguma coisa com cabeças.